segunda-feira, 25 de abril de 2011

EU CONHECI HÉLIO AUGUSTO

GILBERTO SILOS
Lá pelos idos de 1976, uma entidade da qual eu era dirigente, resolveu doar livros á Secretaria Municipal de Educação. Incumbido de fazer a entrega, encaminhei-me ao Departamento de Cultura onde fui recebido por um jovem muito simpático. Era Hélio Augusto de Souza. No decorrer da conversa percebi que dialogava com um moço muito inteligente e idealista. A primeira impressão foi ótima.
No início da década seguinte entrei novamente em contato com ele. São José vivia a agitação das eleições municipais. Hélio saía candidato a vice-prefeito em uma das chapas. Eu era, então, um ativista ecológico. Participava de uma ONG ambientalista que, aproveitando o momento, promoveu um debate entre os candidatos a prefeito na Câmara Municipal. Um dos candidatos não pôde comparecer e se fez representar por seu vice, Hélio Augusto de Souza. Com o plenário lotado ele roubou a cena. A todos empolgou com sua oratória vigorosa e poder de argumentação brilhante.
Foi eleito, mas como vice-prefeito não se limitou a um papel decorativo. Fez um excelente trabalho de integração e interface com as secretarias. E foi nessa época que meus contatos com ele tornaram-se mais freqüentes. Coube-lhe, várias vezes, intermediar alguns conflitos entre a Administração e os ambientalistas. Com sua habilidade política , Hélio sempre encontrava uma solução conciliatória.
Certa vez Hélio Augusto convidou-me para participar da JISC, como jurado . A JISC –Jornadas Estudantis de Integração Sócio Cultural, foi uma gincana cultural que mobilizou todas as escolas do município. Nunca vimos tantos estudantes participarem com tamanho entusiasmo de uma iniciativa do poder público. Marcou época!
Hélio, como assistente social , tinha uma preocupação especial com o atendimento às crianças e adolescentes. Envolveu-se em vários projetos dessa natureza. Foi dele a iniciativa de criar a Frente Nacional em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, movimento de repercussão nacional. Lançou sementes preciosas que frutificaram na forma de programas pioneiros, como é o caso da Fundhas.
Em 1986 o prefeito deixou o cargo para candidatar-se a deputado. Hélio Augusto assumiu a Prefeitura. A cidade empolgou-se com seu dinamismo. Ele era a esperança de grandes realizações. Mas, assim não queria o destino. A morte levou-o poucos meses depois. São José chorava a perda de Hélio Augusto de Souza.

Relato coletatado pela multiplicadortA Valéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário