Projeto Adolescentes Multiplicadores de Atitudes

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 Projeto Adolescentes Multiplicadores de Atitudes FUNDHAS
1.Sumário executivo
O Projeto Adolescentes Multiplicadores de Atitudes qualifica adolescentes para exercerem a função de Educadores entre Pares ( peer education )na redução da vulnerabilidade, em relação aos cuidados com a saúde, a paternidade e maternidade na adolescência, ao uso de drogas e as DSTs/AIDS, adoção de atitudes não violentas e de uma cultura de paz, e contribuir para que façam escolhas conscientes que fortaleça um projeto de vida baseado na escolarização e o pleno exercício da cidadania.

2.Identificação do projeto
O Projeto Adolescentes Multiplicadores de Atitudes forma adolescentes para divulgar, entre seus pares, o autocuidado.

Missão: Reduzir a vulnerabilidade, através da promoção da saúde, com enfoque preventivo e educativo.

3.Introdução
No final da década de 1990, o Ministério da Saúde, preocupado com os avanços da AIDS no país, lança a idéia de Educação entre Pares, através do Manual do Multiplicador Adolescente, para o desenvolvimento de ações de sensibilização e informação sobre sexualidade, DST, AIDS e uso indevido de drogas, visando a prevenção e a melhoria na qualidade de vida.
As ações dos Multiplicadores iniciaram-se em São José dos Campos em 1997, quando profissionais da Secretaria Municipal de Educação foram treinados em São Paulo por profissionais ligados ao Ministério da Saúde.
Em 1998 esta ação passou a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal de DST/AIDS (GEFHA - Grupo de Estudo e Formação sobre HIV/AIDS), que atuou junto às escolas estaduais, municipais e FUNDHAS. Nesta ocasião foram capacitados educadores e 30 adolescentes da FUNDHAS. Este trabalho cresceu dentro da FUNDHAS e em julho de 1999, 46 educadores foram treinados pelo Setor de Psicologia ampliando assim o alcance do Programa.
Em 2001, surgiu o Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente (PROAISA) da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS, dando continuidade à formação de Adolescentes Multiplicadores nas escolas municipais e estaduais com parceria da FUNDHAS e do Agente Jovem Joseense.
A atuação do Grupo de Multiplicadores da FUNDHAS, da Secretaria Municipal da Saúde através do PROAISA (Programa de Atenção e Informação da Saúde do Adolescente) e de escolas não se restringiam aos limites das instituições, atingiu também outros grupos da comunidade. Além da ação multiplicadora, os jovens participaram de Encontros Municipais e Estaduais de Adolescentes realizados em Campinas e região, e Nacionais, Porto Alegre e Recife, realizados pelo MAB (Movimento de Adolescentes do Brasil), Campanhas de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, Concentração Pela Paz Contra a Violência, Conferências promovidas pelos CMDCA, CONDECA e CONANDA.
Atualmente a sensibilização de adolescentes continua através do Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em algumas escolas, unidades de saúde e outros grupos que atuam com adolescentes e jovens. Com esta formação e ação multiplicadora foi e é possível que os adolescentes adquiram e ampliem seus repertórios interativos aumentando assim suas capacidades de refletirem de forma ativa e construtiva em seu contexto escolar e sócio comunitário, sendo então Protagonistas Juvenis.

4.Justificativa

Conforme Visão e Missão da FUNDHAS, a instituição se compromete com a formação das crianças e dos adolescentes atendidos, visando sua formação integral. Isto implica também, no preparo para comportamentos e atitudes saudáveis.
Entendemos que o adolescente que cuida da sua saúde (“saúde” conforme definição da OMS -Organização Mundial da Saúde*) tem melhores condições de superar a pobreza, de ser um cidadão pleno e consciente de seus direitos e responsável por suas escolhas.
Portanto é cada vez maior a necessidade de levar aos adolescentes informações que abordem os mais diversos temas relacionados a vulnerabilidade com a qual todos nós convivemos. A situação em que nossos adolescentes vivem os tornam mais vulneráveis.
A prevenção primordial visa o fortalecimento de todos os fatores protetores, evitando ou controlando os riscos, atuando de forma a mudar e manter os hábitos saudáveis nos adolescentes.

6. Marco Legal

“Art.196: A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
 Art. 227: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”“.

            ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente

      SUS lei 8080
art° 2 A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.



7. Marcos Teóricos

*A saúde pode ser definida como um estado de completo bem estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou de enfermidade – OMS.
Dado que a juventude é um segmento da população relativamente saudável, foi prestada pouca atenção à sua saúde (à exceção de questões reprodutivas). Mas quando a saúde da juventude se deteriora, freqüentemente é resultado ou efeito de acidentes, de ferimentos causados por conflitos armados, da violência, do abuso de substâncias nocivas, do HIV/AIDS ou da tuberculose (...) Os acidentes e os ferimentos são causas principais da morbidade, da mortalidade e da incapacitação da juventude. (Relatório de Desenvolvimento Juvenil 2007 - Ministério da Ciência e Tecnologia - Secretaria de Tecnologia para Inclusão Social).

Desenvolver Competências Pessoais: A promoção da saúde pressupõe o desenvolvimento pessoal e social, através da melhoria da informação, educação para a saúde e reforço das competências que habilitem para uma vida saudável. Deste modo, as populações ficam mais habilitadas para controlar a sua saúde e o ambiente e fazer opções condizentes à saúde.
É fundamental capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-as para as suas diferentes etapas e para enfrentarem as doenças crônicas e as incapacidades. Estas intervenções devem ter lugar na escola, em casa, no trabalho e nas organizações comunitárias e ser realizadas por organismos educacionais, empresariais e de voluntariado, e dentro das próprias instituições. (Carta de Ottawa da OMS - Saúde Para Todos no Ano 2000 - Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa/Canadá 21 de Novembro de 1986).

Com relação à presença de drogas dentro da escola, a comparação dos dados referentes a esses atores mostra que o número de alunos que afirmam ter presenciado o uso de drogas na escola é duas vezes superior ao de membros do corpo técnico-pedagógico:  23,1% (1.070.393) dos alunos que dizem existir drogas nas escolas ante a 10,8% (338) dos professores constatam o mesmo. No que toca aos pais, uma média de 3,4% (454) fez tal afirmação.
Considerando a variável - reprovação, expulsão e transferência escolar -, o estudo mostra que existe uma associação entre o consumo de drogas ilícitas e o rendimento escolar. Drogas nas escolas -Castro, Mary Garcia; Abramovay, Miriam Brasília, UNESCO Brasília, 2002

Um estudo feito em 1987, 1989 e 1993 em 10 capitais, entre estudantes de 1º e 2º graus, mostra que a maior incidência de usuário de drogas, refere-se ao grupo de estudantes que trabalham, e/ou que estão atrasados em 3 anos ou mais na relação série escolar/idade e/ou têm pais separados ou falecidos.
Em relação à sexualidade, existem dados demonstrando que o nível de fecundidade de adolescentes entre 15 a 19 anos aumentou entre 1970 e 1980, havendo também incremento da fecundidade na faixa entre 10 e 14.
Em 1996 o percentual dos partos em adolescentes de 10 a 19 anos realizados na rede SUS chegou a 25,79% do total das parturientes.
Ministério da Saúde (MS) (Programa Saúde do Adolescente, PROSAD, http://www.uff.br/disicamep/prosad.htm consulta em 24/08/09).


5.Objetivos

Geral
Capacitação e instrumentalização de adolescentes para o desenvolvimento de Ações de Prevenção entre seus pares visando a redução das vulnerabilidades a partir de atitudes que os encorajem a avaliar os riscos em suas práticas, permitindo assim a construção de projetos de vida saudáveis e emancipatórios em longo prazo.


Objetivos Específicos
Resultados esperados
Discutir as principais mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na puberdade
Sejam capazes de compreender as mudanças na adolescência (atitudes, círculo de amizades,...)
Incentivar o desenvolvimento de uma postura crítica diante de situações que gerem vulnerabilidade, buscando mudanças positivas de atitudes, o repensar crítico sobre a própria atitude e a conseqüente tomada de decisões de forma responsável.
Adolescentes capazes de fazer escolhas que não coloquem em risco o seu projeto de vida
Ressaltar a importância da escolarização na vida em geral, assim como, orientar a respeito de atitudes que possam comprometer o futuro
Adolescentes cursando o ensino formal e que compreendam a importância da escola e da aprendizagem para construção do futuro
Explorar a afetividade e seus componentes, refletindo a importância da auto-estima e da autopreservação, tanto na vida atual quanto futura.
Capacitar para o autocuidado e planejamento de ações que possam melhorar o seu futuro e a multiplicação das informações.
Mostrar que a AIDS, outras DSTs, a paternidade e maternidade na adolescência, a violência e drogadição podem ser evitadas desde que, sejam adotadas medidas simples de autocuidado e prevenção.
Redução da vulnerabilidade dos adolescentes em relação a violência, as DSTs/Aids, paternidade e maternidade precoce, evasão escolar, uso de drogas licitas ou ilícitas.
Abordar aspectos da violência (física, social, moral, psicológica, sexual, bulling), atentando para a proteção de relacionamentos exploradores.
Que adolescentes possam reconhecer, repelir e denunciar situações de abuso e exploração a quaisquer tipos de violência.
Produzir material informativo e preventivo das temáticas inerentes ao Projeto para ser utilizado nas unidades da FUNDHAS e na comunidade.
Ter material adequado à população que a FUNDHAS atende
Propiciar a participação em eventos que possam fomentar o interesse e melhorar a qualidade da atenção ao adolescente
Estimular o protagonismo juvenil
Participar de eventos, reuniões, grupos de trabalho, conselhos, comitês, etc., relativos a criança e ao adolescente.
Incentivar as crianças e os adolescentes a participarem das discussões destes fóruns
Articular-se com: CMDCA, COMUS, COMAD, Secretarias Municipais, organizações semelhantes e ONGs.
Ampliar a participação nas instâncias de discussão da vulnerabilidade do adolescente


6.Metodologia

Conceituando Educação entre Pares

A Educação entre Pares é um conceito conhecido mundialmente, sendo uma metodologia bastante utilizada, desenvolvida e divulgada em Programas de Promoção e Educação para a Saúde (ex: programas de educação sexual, prevenção e abuso de drogas).
A educação entre pares é a “comunicação par a par”; significa que aqueles que pertencem ao mesmo grupo ou estatuto social educam-se mutuamente. Ela é vantajosa no trabalho com adolescentes porque o grupo de pares exerce uma forte influência social sobre os jovens, desempenhando um papel fundamental no processo de construção e consolidação da identidade e autonomia dos mesmos, partilhando idéias, atitudes, valores e comportamentos.
A Educação entre Pares é uma metodologia que permite simultaneamente promover a aprendizagem e o desenvolvimento do outro (educatividade) e de si mesmo (educabilidade) através do desenvolvimento de ações racionais, intencionais, sistemáticas, fundamentais e técnicas.
A Educação entre Pares sensibiliza os envolvidos quanto à importância da discussão de temas relacionados à afetividade, vulnerabilidade e prevenção. Os adolescentes passam por uma capacitação na qual o conhecimento pode ser compartilhado e construído conjuntamente.
Fundamentos da Educação entre Pares
§Os amigos procuram conselhos entre os amigos e são influenciados pelas expectativas, atitudes e comportamentos do grupo a que querem pertencer.
§A informação, particularmente a informação significativa, é mais facilmente partilhada entre pessoas de uma idade próxima.
§As pessoas são persuasíveis por alguém ligeiramente “superior”, mas não “muito superior”.
Diretrizes para o Desenvolvimento do Trabalho
O projeto de Formação de Adolescentes Multiplicadores da FUNDHAS segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Educação, que propõe o desenvolvimento de ações de sensibilização e formação sobre adolescência, puberdade, sexualidade, DST/AIDS, uso indevido de drogas, violência, maternidade e paternidade precoce, por meio das seguintes orientações:
§Manual do Multiplicador Adolescente (MS)
§Saúde e Prevenção na Escola (MS e ME/UNESCO/UNICEF/UNFPA)

§Guia de Orientação Sexual (GTPOS - Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual)

§Prosad: Programa de Saúde do Adolescente

A partir destas diretrizes e fundamentações teóricas realizamos nosso planejamento; obtemos materiais didáticos encaminhado por estes segmentos e aplicamos a metodologia descrita nestes manuais.

7.Cronograma de Atividades

Objetivo Especifico


atividades
2009
2010
2011
jun
jul
ago
set
out

nov
jan
fev
mar
abr
Mai
jun
jul
ago
set
out
nov
jan
fev
mar
abr
Mai
jun
jul
agos
set
out
Nov
Planejar e escrever o projeto
Digitação do projeto e planejamento das ações




























Capacitar educadores sociais para serem profissionais de referência
Oficinas semestrais




























Encontros com profissionais de referência




























Preparar material teórico
Confecção de apostilas
























































Capacitação piloto de adolescentes
Avaliar discrepância entre teoria e prática para correções




























Capacitar adolescentes para a ação como Educadores de Pares
Oficinas quinzenais




























Planejar conjuntamente com adolescentes
Encontros mensais com os adolescentes Educadores de Pares para planejamento, das ações de multiplicação e reciclagem;




























Aplicação do treinamento dos Educadores entre Pares
Oficinas de Multiplicação nas Unidades pelos grupos de adolescentes capacitados;




























Promover intercâmbio, com organizações que possuem trabalhos semelhantes.
Encontros anuais de Adolescentes Multiplicadores – parceria com outras instituições, ONGs etc.






























Público Alvo
 Adolescentes de 10 a 18 anos inseridos nos diversos Programas da FUNDHAS.
 Perfil do Adolescente e do Educador de Referência:
Para um bom desenvolvimento do Projeto é necessário que os envolvidos tenham:
·Interesse/disponibilidade em participar desta proposta educativa;
·Ser aceito pelo grupo no qual se pretende intervir (grupo de origem);
·Capacidade de se adequar à formação e às tarefas/atividades a desenvolver;
·Capacidade de comunicação e assertividade;
·Espírito inovador e abertura à mudança;
·Capacidade para trabalhar em equipe;
·Respeito pelos outros e pela confidencialidade da informação;
·Disponibilidade de tempo para atuar como multiplicador.

8.Recursos Necessários
Recursos Humanos
Necessidade
Situação
1 Coordenador - nível superior com conhecimentos em Educação de Pares, Saúde preventiva e Abordagem Grupal.
Ok
Profissionais de referência lotados nos Programas  DAPA e DAPAE.
Não recrutados ainda

Recursos Materiais
Os já disponíveis na intituição

Necessidades

Situação

Sala para reuniões

Institucional

Data Show

Institucional

TV/DVD

Sim

Microcomputador

FALTA

Impressora

FALTA

Materiais didáticos/pedagógicos

parcial

Micro system portátil

FALTA

Banner

FALTA

Produção de material midiático

Parceria com Educom

Camisetas personalizadas para adolescentes

FALTA

Material impresso

Parcial

 


Recursos Externos

Contratação de arte finalista

Contratação de gráfica



9.Sistema de monitoramento e avaliação


Objetivo
Atividades
Indicadores
responsável

Coleta de dados sobre o número de adolescentes que são pais e mães, envolvimentos com drogas, ato infracional e outras vulnerabilidades.
Pesquisa junto a assistentes sociais
Término da pesquisa em fevereiro de 2010
Coordenação

Capacitar educadores sociais para serem profissionais de referência
8h de treinamento
25 profissionais de referencia preparados para dar apoio aos adolescentes
Coordenação

Possibilitar a compreensão das mudanças na adolescência através de discussão das principais mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na puberdade
 2 oficinas de treinamento para Educadores entre Pares
30 Educadores entre Pares formados
Coordenação
450 adolescentes que tiveram acesso a formação
Educadores entre Pares
2 oficinas de aplicação de dinâmicas
Contribuir com desenvolvimento da capacidade para refletir e fazer escolhas que não coloquem em risco o seu projeto de vida
 2 oficinas de treinamento para Educadores entre Pares
Através de observação e relatos verificar se os adolescentes apresentam capacidade de fazer escolhas que não coloquem em risco o seu projeto de vida, partindo da formação adquirida.
Coordenação
Educadores entre Pares
2 oficinas de aplicação de dinâmicas
Educadores de referência

Ressaltar a importância da escolarização na vida em geral, assim como, orientar a respeito de atos presentes que podem comprometer o futuro.

1oficina de treinamento para Educadores entre Pares
Verificação: se os adolescentes inseridos no projeto que se mantém matriculados e cursando o ensino formal, seu desempenho e orientar quanto a importância da aprendizagem.
Coordenação
Educadores de referência
1 oficina de aplicação de vivências
Aumento do número de adolescentes que adotem atitudes de proteção e preventivas a saúde;
5 oficinas de treinamento para Educadores entre Pares
30 Educadores entre Pares formados
Coordenação
5 oficinas de aplicação de dinâmicas
450 adolescentes que freqüentaram as Oficinas de Formação
Educadores entre Pares
Observação
Educador de referência

Reflexão do quanto a paternidade e a maternidade na adolescência repercutem na construção do Projeto de Vida, centrado na escolarização formal.
5 oficinas de treinamento para Educadores entre Pares
30 Educadores entre Pares formado
Coordenação
450 adolescentes que freqüentaram as Dinâmicas de Grupo
Educadores de referência
5 oficinas de aplicação de dinâmicas
Adoção de metodologia de negociação para resolver conflitos
5 oficinas de treinamento para Educadores entre Pares
Aumento do número de adolescentes que adotem soluções não violentas na resolução de conflitos.
Educadores entre Pares

Adoção de atitudes de proteção e fiscalização de atos violentos que possam acontecer consigo e com seus pares

1 palestra
Aumento do número de adolescentes que denunciem ou apontem possíveis atos violentos ao serviço social
Serviço Social
Coordenação
Desenvolver a capacidade de planejamento das ações que possam contribuir para concretizar o sonho pessoal
1oficina de treinamento para Educadores entre Pares
+ de 30% que freqüentarem a formação sejam capazes de elaborar um projeto de vida emancipatório no qual contemple a possibilidade de formação universitária.
Coordenação
Educadores entre Pares
1 oficina de aplicação de dinâmica
Mostrar que a AIDS, outras DSTs, a paternidade e maternidade precoce, a violência e drogadição podem ser evitadas desde que, sejam adotadas medidas simples de autocuidado e prevenção.
5 oficinas de treinamento para Educadores entre Pares
Redução da vulnerabilidade dos adolescentes em relação a violência, as DSTs/Aids, paternidade e maternidade precoce, evasão escolar, uso de drogas licitas ou ilícitas.
Coordenação
Educadores entre Pares
5 oficinas de aplicação de dinâmicas
Reflexão para o desenvolvimento de uma postura crítica em relação aos temas abordados
5 oficinas de treinamento para Educadores entre Pares
30 Educadores entre Pares formados
Coordenação
450 adolescentes que freqüentaram as dinâmicas
Educadores entre Pares
5 oficinas de aplicação de dinâmicas
Início de discussão para uma política de prevenção específica para cada unidade, tendo em vista a realidade local.
Discussão com profissionais nas unidades, representantes dos usuários – CIJ e Visão do Futuro.
Concretização das discussões em todas unidades dos Programas
Coordenação, Educadores entre Pares e Educadores de referência.

Utilização de material adequado aos usuários atendidos na FUNDHAS.
Confecção de material impresso
Inicialmente, 450 fanzines.
Coordenação, Educadores entre Pares e Educadores de referencia.



10. Possíveis Parcerias

CONJUVE Conselho Nacional de Juventude
UNFPA Brasil  - Fundo de Populações das Nações Unidas
UNICEF Brasil United Nations Children's Fund
UNESCO Brasil – United Nations Educational Scientific and Cutural Organization
OPAS Brasil – Organização Pan-Americana da Saude
ANDI Agencia de Noticia dos Direitos da Criança
Fundação Abrinq  Associação de fabricantes de brinquedos


11.Cronograma físico financeiro

Dados conforme na orientação da Captação de Recursos