I – ATIVIDADES REALIZADAS (INTERNAS E EXTERNAS)
Atividades das Unidades
Campo dos Alemães
Participação dos adolescentes nos treinamentos
Reproduziram técnicas por adolescentes; “reflexão sobre o projeto de vida” e “idealização da beleza”.
Palestra: “a importância da escolarização”
Leste
Participação dos adolescentes nos treinamentos
Abordagens realizadas pelos adolescentes Temas: maternidade e paternidade precoces, DST/Aids.
Palestra: “a importância da escolarização”
EMBRAER
Atividade realizada sob a supervisão da unidade.
Monsanto
Sensibilização dos adolescentes
Participação de oito adolescentes nas oficinas
Palestra: “a importância da escolarização”
Arte Educação Sede
Participação de oito adolescentes nas oficinas
Reprodução de oficinas pelos adolescentes para os pais
Participação na Ação Juventude
Palestra: “a importância da escolarização”
Jd. Paulista
Participação de adolescentes nas oficinas
Reprodução de oficinas pelos adolescentes no período da manhã
Palestra: “a importância da escolarização”
Petrobrás
Participação de adolescentes nas oficinas
Reuniões mensais,
Passeio em Pirassuama,
Participações nas Ações Juventude
Aprendiz Sede – Preparatório para Bolsas de estudos
Adolescentes planejaram “O Acampadentro na Leste” que não foi realizado. Participação de adolescentes nas oficinas “Plano de Vida”. “Prevenção DST/Aids”, “Nossos x drogas”, “vivendo a sexualidade”, “Vulnerabilidade x Nosso Sonho”,
Reprodução das técnicas em diversas oficiais
Participação dos Multiplicadores na Ação Juventude
Multiplicadores aplicadores Palestra: “a importância da escolarização”
Sensibilização dos adolescentes
Dom Bosco
Sensibilização dos adolescentes
Participação dos adolescentes nas oficinas
Reprodução das técnicas em diversas oficiais
“Quem é você”
“Bandeiras e objetivo”
“Planificando o projeto de vida”
“Drogas x valores”
Oficinas de treinamentos dos AMAs no Parque a Cidade
Agosto
Dias 11 e 17 participações de aprendizes
Dias 04 e 18 participações de adolescentes do Arte Educação
Setembro
Dias 01 e 15 - adolescentes do Arte Educação
Dias 08 e 17 - adolescentes aprendizes
Outubro
Dias 06 e 26 - adolescentes aprendizes
Dias 08 e 27 - adolescentes do AE
Novembro
Dia 09 todos multiplicadores foram convidados:
Dia 19 - encerramento (Jd. Paulista) palestra com Marcelo Correia Santos especialista noTratamento de Drogadictos sobre “A Perseverança do Multiplicador” e baile com 46 participantes.
Dezembro
Dia 03 Apresentação do projeto Adolescentes Multiplicadores de Atitudes o Instituto de Psicologia da Usp por adolescentes
Dia 04 participação no III Encontro Estadual da Juventude em São Paulo
156 adolescentes se inscreveram para o AMA e participaram de pelo menos uma oficina, 86 de duas oficinas. 55, de três oficinas. 23 de todas. a media de participação por programa foram doze do Aprendiz e oito do AE.
Destaque para a participação de adolescentes da Bolsa de Estudos
Visitas às unidades com a finalidade de “sensibilizar e acompanhar oficinas dos AMAs”
Agosto
Dia 26 - Jd. São José e UPEM.
Dia 19 - bolsa
Setembro
Dia 13 D.Bosco
Dia 16 Bolsa
Outubro
Dia 21 - Unidade Leste
Dia 25 - Petrobras
Novembro
Dia 08 - Unidade Leste
Dia 11 - Jd. Paulista
Dia 16 - UP Centro
Dia 26 - Monsanto
Dezembro
Dia 01 - UP Centro
Outras atividades internas
Reunião com referências da equipe multidisciplinar AE e Aprendiz
Dia 31 de agosto e 24 de setembro
Reuniões AS referências
Dia 03 de Setembro e dia 06 de Outubro
Reunião com equipe
Equipe Multi AE
Dia 03 de Outubro
Reunião com a presidência
Dia 20 outubro assunto visita a USP
Atividades externas
Agosto
Dia03 - Reunião com responsáveis pelo Programa Saúde do Adolescente de SJC Enfermeiras Nicéia
Dia 07 Ação Juventude vila industrial participação da de adolescentes da unidade Petrobras e AE Sede
Dia 27 - Refazendo Laços aplicação de oficina para os funcionários
Setembro
Dia 07 Desfile da Independência
Dia 11 Ação Juventude CAC D Pedro I participação de adolescente da UP Centro, Bolsa, Dom Bosco, AE sede.
Dias 28, 29, 30 e 01 de outubro SEJUV/PROMAD na FATEC;
Outubro
Dia 16 Ação Juventude Stª Inês - participação de adolescente da UP Centro, Bolsa, D. Bosco e Leste.
Dia 26 Participação no IV Fórum Vocacional na EE Prof. Xenofonte |Strabão de Castro, Santa Inês I, com adolescentes da Leste.
Novembro
Dia 05 de palestra para adolescentes com Jairo Bauer
Dia 06 Ações Juventude João do Pulo participação de adolescente da UP centro, Bolsa, Campo.
Dia 12 Ações de conscientização AMA e Bolsa com confecção e distribuição de folder pelos adolescentes nas imediações da EE. Nelson do Nascimento Monteiro no 31 de Março para os vizinhos preservarem a escola e ao jogar lixo o terreno da escola
Dia 18 participação no Seminário Cultura de Paz do Aquarela - Univap
Dia 20 Ação Juventude Vale do Sol participação de adolescente da UP centro, Bolsa,
Participação na devolutiva do CMDCA referente às indagações de adolescente nas Conferência Lúdicas de 2007 e 2010
Dia 25 Passeio com CIJ e Visão para Cachoeira Grande
Dezembro
Dia 03 Visita a USP
Dia 04 Ação Juventude Parque da Cidade
Dia 03 Expo AE sede
Dia 06 Secretaria da Juventude de São Paulo
II – ASPECTOS POSITIVOS
A participação ativa e entusiasmo dos adolescentes;
O reconhecimento da ação dos AMAs pela SEJUV, Secretaria da Saúde, Instituto de Psicologia da USP;
O aumento dos adolescentes no Preparatório teve influência do trabalho dos Multiplicadores;
Atividades e parceria com o CIJ e Visão do Futuro (Passeio, Oficinas, Reuniões e Assembléia);
Participação em atividades da SEJUV;
Adolescentes que participam desenvolveram perfil de liderança;
Interação com CIJ e Visão em vários momentos.
A colaboração da Aprendiz Janaina Alves Bongiovanni, que muitas vezes assumiu situações de responsabilidades, palestras e outros o que viabilizou a quantidade de Ações do AMA, passamos apresentá-la como Coordenadora Adolescente do AMA
III – ASPECTOS NEGATIVOS
Equipe muita reduzida – apenas um profissional coloca em risco a sustentabilidade do projeto;
Dificuldade na comunicação, unidades externas e profissionais de referência, prejudicando a participação dos adolescentes nas atividades do AMA (as informações não chegam).
Falta de adolescentes nos treinamentos;
Desconhecimento pelos funcionários do que realmente faz o AMA sendo muitas vezes confundidos com os adolescentes do CIJ
Dificuldade dos adolescentes em conseguirem apoio e espaço para reproduzir as oficinas nas unidades;
IV – METAS ATINGIDAS NO 2º SEMESTRE 2010
Continuação na realização dos Treinamentos de valorização da planificação de projetos de vida, com ênfase na redução das vunerabilidades as: drogas, maternidade e paternidade precoce.
Articulação com o Conselho Infanto Juvenil e com o Visão do Futuro e outros projetos com propostas são semelhantes;
Participação em atividade da SEJUV;
Melhoria na comunicação do AMA, através do blog, (1581 visitantes de julho a 29 de novembro), envio de torpedos diretos para os adolescentes, envio de impresso com calendário;
Melhor divulgação do projeto AMA e acompanhamento das unidades nas unidades;
V – METAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2011
Sistematização dos registros e socialização das atividades realizadas à Chefia DAAE;
Realização de 13 reuniões de treinamento com os Multiplicadores no ano;
Realização de 05 Encontros com os profissionais de referência de todas as unidades - a ser definido e colocado no calendário oficial ainda este ano;
Realização de pelo menos cinco fóruns temáticos no ano junto com Visão e CIJ;
Estabelecer um calendário que possibilite a presença do profissional de referência do AMA nas 12 unidades aprendizes e arte educação;
Criar mecanismos para garantir a presença dos adolescentes nos treinamentos e melhorar o controle da freqüência e repasse das listas de freqüência às assistentes sociais;
Desenvolver atividades nas unidades relacionadas a drogas, namoro, sexo adequado à faixa etária.
Procurar maior envolvimento das equipes das unidades;
Adequar mecanismos de divulgação das atividades dos multiplicadores - criação de cartilhas, vídeos, cartas, folder de divulgação e outros;
Promover um encontro anual;
Promover interação de multiplicadores entre unidades;
Encontrar uma forma de valorização dos esforços àqueles adolescentes que se dedicam mais (avaliação e certificação)
Buscar planejar com psicólogas das equipes multi no planejamento das atividades para adequar as necessidades apresentadas por cada unidade e treinamento de educadores sociais
Criar forma das informações chegarem às famílias dos multiplicadores;
Fazer agenda mensal com Sandro (PROMAD) para troca de informações;
Fazer levantamento de parceiros que possam atuar em rede interna e externa junto às unidades;
Adequação da equipe que atende aos multiplicadores – referência e nas unidades, uma vez que é reduzida.
RELATÓRIO AVALIATIVO 1º SEMESTRE 2010
I – ATIVIDADES REALIZADAS (INTERNAS E EXTERNAS)
Reuniões internas:
• Mensais com Coord. do Serviço Social
• CIJ e Visão do Futuro
• Reunião com Assistentes Sociais 20/abr., 20/mãe, 11/John.
• DECA 02/maio
• DAAE
• Gestores 07/mar
• Mensais com Assistentes Sociais
• Equipe CREOA 04/mar, 06 e 27 /mãe.
• 02 reuniões com Equipe multi. Aprendiz
• 04 reuniões com Equipe multi. Arte Educação
Reuniões Externas
• SEJUV 10 e 22/mar pauta: a participação dos AMAs na Atividades da SEJUV
• Secretaria de Saúde 22/abr. pauta: possível parceria (não se concretizou)
Visitas a unidades para acompanhamento das atividades dos AMAS
• Uma na UP Centro
• Quatro no Preparatório Sede
• Dois na UPDB
• Três na UP Norte
• Uma na CTA
• Uma na Open
• Uma na Onde. Campo
• Duas na Up Leste sensibilização “Quem Projeto de Vida, estuda mais!”.
• Duas AE sede
Participação em Atividades internas de e com outros projetos
• Divulgação do AMA para profissionais do AE, Ups, DC, 26/jan. UP Centro; 27/jan. UP Norte; 28/jan. DC Criança; 29/01/10 – Pque Cidade, Arte Educação.
• Duas vezes no Educom
• Passeio ao Reino das Águas Claras promovido pelo CIJ (adolescentes) 16/jun.
Participação em Atividades Externas
• Em todas as Ações Juventudes com ações de combate ao uso do álcool (pesquisa/fade para sensibilização de adultos, esquete, oficinas, locuções videoquê e jogos em computadores).
• PROMAD na Câmara Municipal (SEJUV) 28/maio
• Seminário Adolescência e Trauma (FATEC) 13/maio
Treinamentos Multiplicadores Arte Educação e Aprendiz
2º semestre 2009 Foram trabalhados: sexualidade paternidades e maternidades precoces e métodos anticonceptivos
2010
Março
Dia 05 Quais são seus medos: conscientização sobre a vulnerabilidade que todos adolescentes estão expostos (acidentes violência, drogas paternidade e gravidez indesejada, outros).
Dia 16 Em busca de um caminho: estudos de caso e simulação de situações de crise (se acontece comigo?).
Dia 19 Caminhado entre obstáculos: discussão sobre limites impostos que impede a auto-realização, a importância de escolarização.
Abril
Dia 18 Árvore da Vida e Meu compromisso: planejamento de vida, Planificação de metas pessoais para curto, médio e longo prazo. Como conseguir chegar à faculdade
Dia 20 Amizades são contagiosas: conscientizado sobre a escolha de amizades que podem ajudar nosso crescimento ou prejudicar
Dia 21 Meu encontro comigo: trabalhando valores
Junho
Dia 09 Amarrados: Prevenção ao uso indevido de substancia piscotropicas
Dia 16 Rituais: reflexão sobre o aspecto sedutor do álcool e outras drogas em situações de festa e comemorações
Dia 23 Refletindo sobre perdas: avaliação das perdas de um usuário de drogas
Participaram das oficinas de formação 114 adolescentes sendo uma media de 30 por treinamento (15 manhã e 15 à tarde)
As reproduções das oficinas nas unidades não foram tabuladas, mas estimo 11 oficinas atingindo aproximadamente 300 adolescentes.
II – ASPECTOS POSITIVOS
A participação ativa dos adolescentes
O reconhecimento da ação dos AMAs pela SEJUV
O aumento de adolescentes no Preparatório teve ajuda do trabalho dos Multiplicadores que discutiram projeto de vida com seus pares sendo que mais de vinte aceitos no Preparatório são Multiplicadores
Multiplicadores considerados “problemas” nas unidades mudaram suas posturas ao após participam das oficinas e serem valorizados
Atividades e parceria com o CIJ e Visão do Futuro (Passeio, Oficinas, Reuniões e Assembléia);
Participação no lançamento do PROMAD da SEJUV.
Colaboração do serviço social
III – ASPECTOS NEGATIVOS
• Não aprovação de camiseta para os Multiplicadores. Acredito que ajudaria a divulgar e aumentar o numero de Multiplicadores além de divulgar o trabalho de prevenção que temos em atividades externas da FUNDHAS
• Dificuldade na comunicação, unidades externas e profissionais de referência, prejudicando a participação dos adolescentes nas atividades do AMA (as informações não chegam).
• Falta de adolescentes nos treinamentos
• Adolescentes manifestam dificuldade de conseguir apoio e espaço para reproduzir as oficinas nas unidades
IV – METAS ATINGIDAS NO 1º SEMESTRE 2010
§ Continuação dos Treinamentos de valorização de projetos de vida
V – METAS PARA O 2º SEMESTRE DE 20 10
Continuar a realização dos Treinamentos de valorização de projetos de vida
Articulação com o Conselho Infanto Juvenil e com o Visão do Futuro e outros projetos considerando que as propostas são semelhantes;
Garantia de espaço nos eventos das unidades e projetos para a retirada de pautas para as reuniões do Projeto, bem como socialização de temas relevantes para os demais responsáveis;
Continuidade na realização de oficinas temáticas
Substituição de Multiplicadores, em função em troca de projeto.
Melhorar a divulgação do AMA, considerando que profissionais crianças e adolescentes o desconhecem.
Criação de cartilhas, vídeos, cartas, folder de divulgação.
Realização do Encontro Municipal de Multiplicadores conforme previsto no projeto
Convencer a alta direção da importância deste projeto, que vem ao encontro aos anseios de mudança de postura da instituição.
Melhor divulgação do projeto AMA e melhor acompanhamento ns unidades nas unidades
Maior controle da freqüência e registros