O alcool emburrece!


Os adolescentes andam bebendo demais.
A maioria dos jovens, meninos, e, cada vez mais, as meninas, ficam bêbados em quase todas as festas de finais de semana. E a chance de colocarem suas vidas em risco, nestas ocasiões, é enorme. Pessoas extremamente inteligentes, antes da festa, podem, após alguns copos, tornarem-se completos idiotas e fazerem as maiores barbaridades.
O consumo de álcool entre os adolescentes tem crescido assustadoramente e começa cada vez mais cedo. Atualmente, no Brasil, aos redor dos 12 anos.
Diversas pesquisas sobre o assunto, das melhores universidades americanas e brasileiras, revelam que o álcool pode causar danos ao hipocampo e que o completo desenvolvimento do cérebro e, mais especificamente, do lóbulo frontal só ocorre ao final da adolescência (que pode ser até os 24 anos), e concluíram que os danos causados às células neuronais que estão sendo mortas ou lesadas a cada bebedeira vão trazer consequências graves no futuro.
Sim, o álcool pode lesar o seu cérebro.
Segundo as pesquisas da Universidade da Califórnia, adolescentes que haviam se embebedado pelo menos cem vezes (contando os finais de semana de festas, vemos que isso não é difícil de acontecer), dos 14 aos 16 anos, apresentaram pior desempenho em testes de memória e, ainda, um hipocampo menor do que os que não bebiam.
Isto quer dizer que o álcool pode, também, diminuir o tamanho do cérebro.
Três milhões de adolescentes contraem doenças sexualmente transmissíveis a cada ano no mundo. Nos EUA, duas pessoas jovens contraem aids a cada hora.
Os consultórios ficam repletos de meninas violentadas ou arrependidas de terem praticado sexo com estranhos, ou no mínimo, infectadas com o vírus HPV ou várias DSTs, após algumas festas, como no Carnaval. E por quê? Corpo de bêbado não tem dono...
Outra alarmante conclusão dos últimos estudos sobre o assunto também revelou que quase a metade dos adultos que começaram a beber antes dos 14 anos torna-se alcoolista. Entre os que iniciaram beber depois dos 21 anos, o percentual de dependência cai para apenas 9%. A formação completa do cérebro só acontece ao redor dos 21 anos.
Podemos pensar, então, que quem toma porres com menos de 21 anos estará lesando um cérebro em desenvolvimento, e, portanto, tenderá a ter um cérebro subdesenvolvido quando adulto.
Além disso, o álcool é a porta de entrada para as outras drogas: maconha, ecstasy, cocaína e o famoso crack. É fácil, estando alcoolizado, ser convencido por um pseudoamigo a experimentar qualquer uma destas drogas. Aí, é lesão cerebral na certa.
Algumas doenças mentais, como o transtorno bipolar, por exemplo, quando existe um histórico familiar e uma predisposição genética, podem vir a desenvolver-se com o abuso do álcool e das drogas.
É chocante ver alguns meninos e meninas completamente alcoolizados, voltando para casa de manhã.
Tenha coragem de chegar em uma festa e recusar a bebida e enfrentar a pressão. Isso não será “pagar um mico”, mas um ato de muita bravura e personalidade. Menino macho mesmo è aquele que tem coragem de não beber com a turma. Menina de cara limpa é mais valorizada do que cheirando a vômito.
Faça parte geração de jovens maravilhosos, inteligentes, se torne uma geração de adultos dependentes, sequelados, desmemoriados, lesionados ou drogados pelo álcool.
O futuro do mundo e das próximas gerações depende você.
Carla Rojas Braga PSICÓLOGA E PSICOTERAPEUTA
Adaptado do original:
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2010/02/15/o-alcool-emburrece/

________________________________________
ÁLCOOL É DROGA SIM!
As bebidas alcoólicas mesmo quando tomadas ocasionalmente ou em quantidades moderadas causam em adolescentes efeitos imediatos que passam pela excitação, agressividade, ansiedade, aceleração dos batimentos cardíacos, descoordenação motora, náuseas, discurso lento e arrastado, vômitos, confusão e sono.
Os adolescentes e jovens representam um dos grupos etários de risco mais envolvidos em situação de embriagues.
O egocentrismo próprio da juventude, a procura de novas experiências e uma maior sensação de invulnerabilidade, os leva frequentemente, sob a influência do álcool, a vulnerabilidade essencialmente finais de semana, durante a noite, em situação de lazer.
Isto por que, muitos adolescentes têm fácil acesso a bebidas vendidas ilegalmente a menores e em alguns casos são os próprios pais oferecem ou facilitam o acesso aos mesmos.
Muitas pessoas ingerem álcool em excesso por pensarem que se torna num estimulante do organismo, mas esta idéia está completamente errada, visto que o álcool é na verdade um depressor que prejudica as capacidades psicofisiológicas mesmo se ingerido em pequenas doses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário