domingo, 10 de abril de 2011

Qual é a hora certa de começar a usar sutiã?

Juliana Ravelli 

 Cedo ou tarde, toda menina sabe que vai ter de usar sutiã. Algumas esperam o momento com tanta ansiedade que passam a vesti-lo antes mesmo de surgir o broto mamário - quando o seio começa a se desenvolver. Outras precisam de um tempinho para se acostumar com a ideia.
Em qualquer um dos casos, é necessário entender a utilidade da peça. O sutiã serve para dar sensação de conforto, bem-estar e proteção. Ajuda a disfarçar o broto em formação, fazendo com que as meninas sintam menos vergonha. Sustenta as mamas, principalmente de quem as têm maiores: adolescentes e adultas, em geral.
Aliás, essa tarefa é fundamental quando se fazem qualquer atividade física, como esportes e balé. Praticá-la com os seios soltos incomoda e pode até machucar. Há milhares de anos, as mulheres da Grécia Antiga já sabiam disso e usavam faixas para deixá-los bem firmes na hora de se exercitarem.
ATENÇÃO GAROTOS! - Os meninos têm de entender que essa fase é muito delicada para as meninas. Nem sempre elas se sentem à vontade com o assunto; por isso, não é legal fazer piadinhas das colegas, irmãs ou primas. É normal sentir curiosidade, mas passar a mão nos seios as deixa tristes. Elas ficam bravas - e com razão - quando alguém puxa a parte de trás do sutiã e solta de vez para bater nas costas. Machuca!
"Queria falar para os meninos não fazerem isso porque é constrangedor e inadequado", diz Bárbara, 11anos, que viveu a experiência e veste o acessório desde os 9 anos. Usá-lo deve ser algo bacana e natural, não tem de causar medo nem tristeza. Amigos e família podem dar uma forcinha.

Primeiro sinal de mudança
O surgimento do broto - também chamado botão mamário - é o primeiro sinal de que a menina entrou na puberdade, fase em que ocorrem muitas mudanças físicas, emocionais e sociais. É o início da despedida da infância.
Surge, em geral, entre 8 e 13 anos. É comum que um lado cresça primeiro. Não precisa ficar preocupada; o outro aparece logo depois. É natural sentir incômodo e até dores durante o desenvolvimento das mamas, pois essa região fica muito sensível. Se passou dos 13 e o broto ainda nem deu sinal, é importante procurar o médico para saber o que está impedindo o crescimento. Mas nem sempre existe problema.
Quando aparecem, algumas meninas ficam com tanta vergonha que começam a andar encurvadas para escondê-lo. Isso pode prejudicar a coluna e causar mais dores. Não esqueça que a maioria das fêmeas mamíferas tem seios. No órgão há glândulas que, na fase adulta, produzem leite para o bebê, após elas darem à luz.
O corpo feminino passa por mais transformações. Crescem pelos nas axilas e na vagina. Alguns meses após o aparecimento do broto mamário vem a menarca, primeira menstruação (quando sai pouquinho de sangue do útero). Nessa fase, o peso e o tamanho das pernas e do quadril aumentam.

É você que escolhe a hora
Acha que chegou a hora de usar sutiã? Que tal pedir para a mãe, avó ou outra pessoa em quem confie levá-la a uma loja que vende o produto? É sempre bom ter ajudinha nessa hora.
Pergunte à vendedora qual modelo e tamanho ideais para seu corpo e idade. Lembre-se: tem de ser muito confortável. Especialistas alertam que sutiã inadequado pode causar machucados sérios na pele.
Na pré-adolescência, os mais indicados são os feitos de algodão ou microfibra (tipo meia grossa), pois não incomodam. Alguns tecidos podem causar alergia. Se for de renda, precisa ter forro porque, senão, irrita a pele. Antes de levá-lo para casa, não deixe de experimentar para saber como se sente.
Ninguém precisa ter vergonha de usar sutiã. É mais uma peça de roupa que ajuda a proteger determinada parte do corpo. Além disso, há outras opções. por exemplo, preferem substituí-lo por topes. Há modelos muito legais.

Precisa ser adequado à idade
Sutiã com enchimento não combina com o corpo de garotinhas; fica estranho. O mesmo ocorre com outros produtos, como sapato com salto alto, que pode trazer problemas de saúde.
Mas por que não é legal usar sutiã igual ao das mulheres? Porque atrapalha o desenvolvimento natural do corpo. É como se o tempo do reloginho para chegar à fase adulta fosse acelerado, passando mais rápido. Desse modo, nenhuma menina aproveita direito tudo o que a infância tem de bom. Acredite, não é papo de gente chata.

Menino também muda
As mudanças no corpo dos meninos são diferentes e começam um pouco mais tarde. Entre os 9 e 14 anos aparece o primeiro sinal: o tamanho dos testículos aumenta. Depois surgem os pelos perto do órgão sexual, que também cresce.
A partir daí, outras partes se desenvolvem: mãos, pés e orelhas, principalmente. Pode ser de uma hora para outra ou bem devagar, depende do organismo de cada um. A voz também passa por grandes alterações; em geral, eles têm vergonha dela porque vira e mexe desafinam enquanto falam.
Tudo isso é natural, até o inchaço dos mamilos. Sim, meninos os têm. Mas antes de se assustar saiba que não há glândulas produtoras de leite neles, e o aumento é passageiro.
As mudanças também são emocionais. Os meninos, que sempre torciam o nariz para as meninas e as achavam chatas, passam a querer impressioná-las e ficam mais vaidosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário