Como o próprio nome já sugere, educação entre pares é um processo de ensino e aprendizagem em que adolescentes e jovens atuam como mobilizadores(as) de ações e atividades com e para outros (as) adolescentes e jovens, ou seja, os pares. Esse termo veio do inglês peer educator e é utilizado quando uma pessoa fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o grupo do qual faz parte.
Quando se propõe um modelo de aprendizagem como esse, a idéia é que serão os (as) próprios (as) adolescentes e jovens os(as) responsáveis tanto pela troca de informações quanto pela coordenação de atividades de discussão e debate junto a seus pares.
As razões para se optar pela educação entre pares são muitas. A primeira delas, e mais óbvia, é que adolescentes e jovens conversam de “igual pra igual” com seus pares sobre diferentes assuntos, incluindo projeto de vida, alcool/drogas, sexualidade, saúde DSTs. Outro motivo importante é que eles e elas têm como base a própria unidade/comunidade em que vivem. Sendo assim, conhecem a realidade dos (as) outros (as) adolescentes e jovens e organizam atividades mais próximas da cultura local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário