quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O que faz um Educador Social?


O educador social é orientado para trabalhar em vários cenários de modo a dar respostas ajustadas, compreensivas aos problemas sociais e contribuir para suas melhorias.

É preferencialmente um técnico de nível superior, geralmente da área da educação, psicologia ou sociologia que assume a missão de agente da transformação social. Seu compromisso é observar, interpretar as reais necessidades do individuo ou grupo com qual trabalha e provocá-lo para ação que transforma.

Intervém nas mais diversas faixas etárias (crianças, jovens, adultos, idosos) que estejam ou não em situação de vulnerabilidade social e nos mais diferentes contextos sociais, culturais, educativos e econômicos. Esta polivalência interventiva favorece a profissão quanto a empregabilidade, embora dificulte ligeiramente a construção de um conceito profissional facilmente delimitável.

Enquanto a atuação com indivíduos estabelece uma relação de proximidade que permite valorizar a importância de cada situação de forma particular, de modo a que o mesmo seja motivado a dar o salto qualitativo e quantitativo não precisando, depois de algum tempo, mais da intervenção de políticas sociais do estado ou de ONGs.

A educação social é a estratégia do estado, para induzir indivíduos a necessidade de obter valores e atitudes desejáveis em relação à saúde, segurança, economia e exercício da cidadania participativa.